Estações do Saber

O QUE SÃO?

O nosso diferencial são AS ESTAÇÕES DOS SABERES, que criam oportunidades de construção autônoma, coletiva e cooperativa de saberes, conhecimentos e práticas. Direcionam a nossa ação político-pedadógica o aprendizado a partir da oferta de materiais (livros, fichas de estudo, roteiros de aprendizagem, objetos, pessoas convidadas, materiais de laboratório, etc.), tecnologias da informação (dispositivos tecnológicos fixos e móveis, internet) e de atividades práticas (jogos, oficinas pedagógicas em torno de um tema, de situação-problema e de uma técnica esportiva ou artística, rodas de conversa, pesquisa).

A equipe gestora e pedagógica acredita que essa educação integral integradora caminha para a construção de um ensino-aprendizagem capaz de formar cidadãos críticos, participativos e protagonistas da sua própria história.


LINGUAGENS

Cabe ao Ensino Médio, no tocante á disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, oferecer aos estudantes oportunidades de uma compreensão mais aguçada dos mecanismos que regulam nossa língua, tendo como ponto de apoio alguns dos produtos mais caros ás culturas letrada: textos escritos, especialmente os literários. Para tanto, a aquisição e o desenvolvimento das competências interativas, textual, e gramatical são fundamentais.

  • Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação
  • Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas
  • Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estruturas das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção
  • Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade
  • Conhecer e usar línguas estrangeiras como instrumento de acesso a informação e outras culturas e grupos sociais
  • Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõe a solucionar
  • Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação linguagens e códigos, bem como, a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias
  • Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social
  • Aplicar as tecnologias da comunicação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS

  • Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos científicos e tecnológicos
  • Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade
  • Analisar qualitativamente dados qualitativos representados gráfica ou algebricamente a contextos socioeconômicos científicos ou cotidiano
  • Compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade
  • Entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais
  • Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar os instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidades
  • Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, estrapolações e interpolações e interpretações
  • Apropriar-se dos conhecimentos da física, da química e da biologia e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento do mundo natural, planejar, executar e avaliar ações de intervenção na realidade natural
  • Compreender conceitos matemáticos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas

CIÊNCIAS HUMANAS

  • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervém, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos e indivíduos
  • Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros
  • Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre os quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-las aos problemas que se propõem resolver
  • Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos
  • Compreender a produção e papel histórico das instituições sócias, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sócias, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos
  • Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social e política, econômica e cultural
  • Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências humanas sob sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social
  • Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para o planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho em equipe