Nossa história


COMPLEXO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA

   Em 2016 o Colégio Estadual Dona Amélia Amado, deixou de ser um Colégio de Ensino Fundamental e em virtude de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, passando a oferecer como modalidade de ensino apenas o Ensino Médio com uma proposta pedagógica diferenciada das demais escolas de Tempo Integral. Hoje somos o CIEI-COMPLEXO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA, cujo objetivo principal é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para sua emancipação humana e social, tendo como horizonte os sujeitos sociais que compõem o sistema público estadual de ensino ministrado com base nos princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

  Portanto nossos objetivos são: preparar (e tornar parceiros) corpo docente, equipe gestora, coordenação pedagógica, comunidade escolar (pais e alunos) para a filosofia educacional do CIEI; repensar a prática de sala de aula, no sentido de ampliar o diálogo entre as áreas de conhecimento, fomentar a interação entre professores, criando uma prática docente co-participativa: momentos das aulas, estações do saber e planejamento das atividades, todas voltadas para os componentes curriculares; ampliar o conceito de AULA, compreendendo o aprendizado como formação social, política e cultural de professores, alunos, pais, gestores, coordenadores; repensar a participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o protagonista.

  Foi dessa construção e reconstrução coletivas pautadas na proposta pedagógica da UFSB, que surgiram as práticas que hoje definem e singularizam a nossa experiência como escola nova em tempo integral, completamente consciente dos seus desafios, custos físicos, emocionais e intelectuais. Assim, a equipe pedagógica do CIEI (Coordenação, Articuladores, Gestores e Professores) desenvolveu as várias estratégias que hoje consolidam a nossa proposta pedagógica.

  Essa proposta de ensino contempla projetos e ações exitosas que definem a identidade educacional e ética do CIEI, dentre os quais destacamos: avaliação da aprendizagem por áreas, projeto Agosto do Rock, projeto formando líderes, projeto English Day, Gincana cultural estudantil, aulas de campo (com proposta interdisciplinar), projeto Desafiando o ENEM, GEPAA (Grupo de Pesquisa Científica),Projetos estruturantes (AVE, FACE TAL, PROVE, EPA. Dispomos de biblioteca virtual, sala de leitura com atividades sócio-educativas, sala de multimeios, laboratório de ciências e quadras esportivas.

  Para transformação da Escola em tempo integral foi necessário também adequar tempo e espaço com horários de aulas diferenciados: dois tempos de atividades pedagógicas a cada período do dia (manhã e tarde). Nas terças, quartas e quintas, nos turnos matutino e vespertino, no segundo tempo de aula, acontecem as Estações dos Saberes. As aulas iniciam-se às 07h30min e terminam às 17h00min. Oferecemos lanche pela manhã e tarde, almoço e horários de descanso e lazer.

  O nosso diferencial são AS ESTAÇÕES DOS SABERES, que criam oportunidades de construção autônoma, coletiva e cooperativa de saberes, conhecimentos e práticas. É o aprendizado a partir da oferta de materiais (livros, fichas de estudo, roteiros de aprendizagem, objetos, pessoas convidadas, materiais de laboratório, etc.), tecnologias da informação (dispositivos tecnológicos fixos e móveis, internet) e de atividades práticas (jogos, oficinas pedagógicas em torno de um tema, de situação-problema e de uma técnica esportiva ou artística, rodas de conversa, pesquisa).

  O processo de avaliação é iniciado com a realização de um diagnóstico dos níveis de conhecimento de cada estudante. A partir da análise do diagnóstico, são definidos coletivamente habilidades e competências por área. Em seguida, é elaborado o planejamento participativo.

  O ano letivo está subdivido em três trimestres, nos quais o aluno será avaliado de forma processual e somatória. Em cada trimestre o estudante no mínimo 5 pontos e no máximo dez pontos. Ao final do ano letivo, o aluno deverá alcançar no mínimo de 15 (quinze) pontos em cada disciplina para ser aprovado. Caso contrário, será submetido às provas de Recuperação Final.

  O CIEI acredita que com essa educação integradora e em tempo integral caminha para a construção de um ensino-aprendizagem capaz de formar cidadãos críticos, participativos e protagonistas da sua própria história.