Pedagógico


  O CIEI - Complexo Integrado de Educação de Itabuna, compreende a educação como um processo de desenvolvimento de caráter holístico, considerando a multidimensionalidade do sujeito e suas relações com os fatores históricos, culturais e sociais que configuram sua existência.

  Estamos sustentados na concepção da educação integral, que está fundamentada em uma pedagogia libertária e dialógica, cujos métodos pedagógicos e didáticos utilizados devem expressar princípios filosóficos e políticos de natureza emancipatória, de forma a atender aos estudantes, nos diferentes níveis de conhecimento.

  Nesse sentido, a escola concebe um processo educativo centrado no estudante e na sua realidade pessoal e contextual, transformando-a em espaços e ambientes de convivência e idéias inovadoras, estabelecendo entre professores, família e comunidade um verdadeiro trabalho integrado, gerador de mudanças, através de estratégias que focalizam a ação do estudante a interatividade, autonomia, a produtividade, o prazer e a incorporação tecnológica, com processos avaliativos coerentes com os princípios estéticos, políticos e éticos, levando ao desenvolvimento de um cidadão democrático, social e produtor de cultura, capaz de lutar pelos seus direitos e transformar a sociedade.

  Portanto, nossa proposta de Educação Integral proporciona a ampliação dos espaços, tempos e oportunidades educativas, com vistas à formação holística, garantindo o desenvolvimento humano e social dos estudantes, em todas as suas dimensões, a partir da construção de conhecimentos e saberes sociais. Este estabelecimento de ensino busca proporcionar aos educandos condições e atividades que permitam construir seu próprio conhecimento, em um processo de interação social, viabilizando a todos, indiscriminadamente, o acesso à aprendizagem e ao conjunto de experiências curriculares disponibilizadas ao ambiente educacional, a despeito de necessidades diferenciadas que possam apresentar.

  Dessa forma, as ações do PPP (Projeto Político Pedagógico) deve propiciar a participação ativa dos estudantes na construção de conhecimentos científicos e populares, na participação de atividades educativas sobretudo como orientadores de processos formativos que concorram para o seu desenvolvimento global - cognitivo, subjetivo, psicológico e afetivo.